Como tirar passaporte?

O sonho de fazer uma viagem internacional e conhecer diferentes países no mundo é um objetivo de vida de milhares de brasileiros. Correr mundo afora, experimentando os sabores de outras culturas, obtendo novas experiências é um desejo comum à maioria das pessoas, mas para concretizar essa ideia, muitos (muitos mesmo!) países (principalmente para países fora do Mercosul) exigem a apresentação de um passaporte válido. Se você não sabe como fazer passaporte , esse post é pra você.
Emitir o passaporte é o mesmo para todos os brasileiros e bem mais simples do que se imagina, mas existem para isso. É preciso estar a par de todo o processo e providenciar todos os documentos necessários. Caso você possua um passaporte com prazo de validade expirado ou prestes a expirar e você deseja obter um novo documento de viagem, serão exigidos todos os documentos originais obrigatórios e você deverá solicitar a emissão de um novo passaporte. Para facilitar, trouxemos abaixo um passo a passo bem simplificado que explica tudo sobre como tirar o passaporte para pessoas maiores de 18 anos.
O primeiro passo para tirar o passaporte brasileiro é reunir toda a documentação necessária. São eles:
Carteira de Identidade (RG) – que pode ser substituída pela carteira funcional reconhecida por lei federal, carteira de habilitação com foto ou carteira de trabalho. O passaporte anterior também é válido, mas caso tenha mudado de nome leve também a Certidão de Casamento/Divórcio.
Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Se não tiver os comprovantes, pode ser uma declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais.
CPF – Se o número constar na Cédula de Identidade, CNH ou Carteira de Trabalho não há necessidade de apresentar o documento original.
Certificado de reservista ou documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório (apenas para os homens).
Certificado de Naturalização, para os brasileiros naturalizados.
Passaporte anterior, para quem não está solicitando o documento pela primeira vez. Caso o mesmo não seja apresentado, a taxa para emissão será cobrada e dobro.
Após juntar toda a documentação, você deve preencher o formulário eletrônico no site da Polícia Federal. No formulário você deverá informar dados pessoais, documentos e dados complementares (profissão, e-mail e endereço) e ao final, poderá escolher o local onde será realizado o atendimento presencial. Realizada a escolha do local, será gerado um número de protocolo que deverá ser apresentado no dia do atendimento presencial junto com a documentação mencionada anteriormente.
Depois de preencher o formulário de solicitação de passaporte, será preciso gerar o boleto para pagamento da taxa de emissão (o valor atual é de R$257,25). O comprovante de pagamento deste boleto deverá ser apresentado junto com os outros documentos.
Dependendo do posto de atendimento escolhido, você deverá também escolher uma data e um horário para o seu atendimento, mas este só poderá ser feito após o pagamento e compensação do boleto, que pode demorar entre 24 e 72 horas.
Na data agendada (caso tenha feito o agendamento), compareça ao posto da Polícia Federal com toda a documentação citada. Tendo feito todos trâmites necessários, basta comparecer ao posto após a data marcada para buscar o seu documento de passaporte.
O prazo para entrega dos passaportes pode variar de acordo com a unidade da Polícia Federal, e pode demorar bastante tempo em caso de greve da polícia. Por isso, o recomendado é que a solicitação do documento seja feita com pelo menos 3 meses de antecedência a viagem.
Obs.: Os passaportes requeridos deverão ser retirados no prazo de 90 dias, sob pena de cancelamento.
Obs²: A validade do passaporte é de até 10 anos para maiores de 18 anos. Expirado esse prazo, outro passaporte deverá ser solicitado.
Se por acaso, ainda restar alguma dúvida sobre como tirar passaporte , acesse o site da Polícia Federal e busque mais informações na página de dúvidas frequentes. Há também a possibilidade de entrar em contato por email – faleconosco@dpf.gov.br ou pelo telefone – 194.
Lembre-se, ainda que você não esteja fazendo uma viagem, mas sim uma mudança internacional , o passaporte também deverá ser apresentado. Para realizar uma mudança internacional com êxito e bem sucedida, conte com a GInter em todas as etapas do processo.
A GInter está há décadas no mercado de mudanças internacionais, relocation e presta um serviço personalizado de excelência a todos os seus clientes.

Trabalhe Conosco

Preencha os dados abaixo e anexe seu currículo em PDF.

Por favor, envie seu currículo em PDF por meio do campo abaixo.